sábado, 1 de abril de 2017

Campeonato Mineiro 2002

Time cruzeirense posa pra foto antes da goleada sobre a Caldense por 4 a 0, em 30 de maio de 2002, no Mineirão, que decidiu o título estadual. Em pé: Maicon, Wendel, Luisão, Cris e Jefferson; Agachados: Alessandro, Vander, Lúcio, Recife, Ricardinho e Joãozinho.

Carlos Henrique

Primeira Fase
Classificação: 1o Caldense*; 2o Ipatinga; 3o Villa Nova; 4o Tupi; 5o Rio Branco; 6o URT; 7o Nacional; 8o Uberlândia
*classificado para a segunda fase

Segunda Fase
19/05 - Cruzeiro 0 x 1 América (Mineirão)
22/05 - Cruzeiro 2 x 1 Mamoré (Mineirão)
26/05 - Cruzeiro 1 x 0 Atlético (Mineirão)
30/05 - Cruzeiro 4 x 0 Caldense (Mineirão)
Classificação Final: 1o Cruzeiro (campeão); 2o Caldense*; 3o América; 4o Atlético; 5o Mamoré; 6o Ipatinga**; 7o Villa Nova; 8o Tupi; 9o Rio Branco; 10o URT; 11o Nacional; 12o Uberlândia***
*classificado para a Copa do Brasil 2003/ Copa Sul Minas 2003
**classificado para a Copa do Brasil 2003
***rebaixado
Artilheiro Máximo: Gustavinho (Caldense) com 9 gols

Critérios de participação
Foi disputado pelos 10 primeiros colocados do Estadual de 2001 mais o Tupi e o Nacional de Uberaba, campeão e vice do módulo II de 2001, respectivamente.

Sistema de disputa
Dividido em duas fases distintas. Na primeira 8 participantes se enfrentaram em turno e returno. A equipe que somou o maior número de pontos se classificou para a segunda fase, denominada, Supercampeonato, e se juntou aos quatro primeiros colocados do Estadual de 2001: América, Atlético, Cruzeiro e Mamoré. Apenas o último colocado da primeira fase foi rebaixado para o Módulo II de 2003.

Sistema 4-4-2:
Jefferson, Maicon (Jorge Wagner), Cris (Thiago), Luisão (Marcelo Batatais), Wendel (Jorginho Paulista); Ricardinho (Recife), Vander (Ruy) e Lúcio (Leonardo); Jussiê, Alessandro (Fábio Júnior) e Joãozinho. T: Marco Aurélio

Quem jogou
Jogos Atleta
4
Cris, Jefferson, Jorge Wagner, Lúcio, Luisão, Vander
3
Alessandro, Joãozinho, Jussiê, Maicon, Recife, Ricardinho, Ruy, Wendel
2
Fábio Júnior, Jorginho Paulista
1
Leonardo, Marcelo Batatais, Thiago

Quem marcou gols
Gols
Atleta
3
Alessandro
1
Fábio Junior, Joãozinho, Lúcio, Wendel

Rodadas duplas no Mineirão
A segunda fase foi formada por cinco rodadas duplas no Mineirão. Apesar de envolverem os clubes de maiores torcidas do Estado, Cruzeiro e Atlético, a fase chamada de Supercampeonato foi um fracasso de público. Apenas 20.106 ingressos foram vendidos - média de 4 mil por jogo. O clássico entre Cruzeiro e Atlético, atraiu apenas 5 mil torcedores ao Mineirão.

Supercampeonato Mineiro
Como previsto no calendário quadrienal, elaborado em 2001 pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Clube dos Treze e Ministério dos Esportes, os clubes que disputaram os Interestaduais participaram apenas do Supercampeonato, ou seja, a fase final dos Estaduais. Este calendário vigorou apenas este ano.
Postar um comentário